top of page

Organize seu plano de guerra!

Ação! Você já está nela!

foto: Kaleidico

Estamos vivendo uma guerra com consequências devastadoras em todos os sentidos.


Há os que se beneficiarão dela - como sempre -, há os que pouco sentirão mudanças substanciais e existe também a maioria. Esta é parcela da população mundial que deverá se reinventar para sobreviver.


A boa notícia é que se reinventar faz do seu momento o melhor que você pode viver. Tira você da zona de conforto, te levando a lugares onde você julgava ser impossível.


A má notícia é que você não tem muito tempo para planejar esta mudança. A lição é que a má passa necessariamente a ser também uma boa notícia. Seja positivo.


A velocidade de qualquer projeto está intimamente ligada à possibilidade deste poder ser testado. O protótipo é o meio pelo qual um produto ou serviço chega a seu cliente final antes mesmo de um plano de negócios totalmente definido. Teste, erre, teste novamente, erre, corrija e em algum tempo você estará no jogo! Pesquise sobre versões beta e MVP (Minimum Viable Product) para se aprofundar no assunto.


Aproveite este momento que o mundo vive e separe seus projetos da seguinte forma:


os emergenciais. São aqueles que substituirão sua renda imediatamente. Normalmente necessários a quem é profissional liberal ou quem atua em setores muito castigados, como turismo e academias. Aqui o protótipo é o negócio!


Os de curto prazo. São projetos que demandam um pouco mais de elaboração, mas de aplicabilidade rápida. Perfeitos para entrarem no mercado assim que a paralização terminar. Devem estar ligados a necessidades reais e atuais. Talvez com alguma ligação direta com o novo comportamento imposto pela pandemia.


E por último, mas nunca menos importante, os de médio e longo prazo. São as oportunidades que surgem pela movimentação inesperada do mercado. Aqui surgirão algumas das maiores empresas do mercado.

Lembrem-se que Uber e Airbnb, negócios ultra contemporâneos e tecnológicos, nasceram durante uma crise.


Vamos pensar?


Coloque seus projetos no papel, mas tire-os de lá rapidamente.


Bem vindos à nova era!



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page