top of page

Empresário ou Empreendedor?


foto: Bruce Mars

Muitos confundem estas duas palavras! De fato elas possuem vários pontos de convergência, porém a essência de cada uma remete a uma postura distinta, atitudes únicas e muitas das vezes pré-requisitos já estabelecidos.


Empresário, como define o dicionário é aquele indivíduo que é dono ou opera uma empresa. Um homem de negócios. Enquanto empreendedor é aquele se se propõe a tentar realizar uma tarefa difícil. O que põe em execução.


Antes de continuar a estabelecer a diferenciação se faz importante observar que o empreendedor é o que se dispõe a tentar! Isso é fundamental na compreensão de empreendedorismo como essência e de prototipagem como método(mas isso vem melhor analisado num próximo artigo).



foto: Austin Distel
"Faça do empreendedorismo um hábito e não um troféu, pois não existe jogo ganho."

Não raro encontramos funcionários de qualquer escalão cujas características são de um empreendedor nato. Um bom exemplo é o caso de Ronald Heinrichs, que no final de 2012 comprou a empresa de seu próprio patrão em um momento de desafios aparentemente intransponíveis e dois anos depois, com a logística reformulada, já iniciou a expansão para a Europa e operou a aquisição de um de seus concorrentes! Heinrichs demonstrou profundo senso empreendedor e hoje é dono da Meu Móvel de Madeira, e-commerce de móveis.


Mas o oposto também ocorre - e com muito mais frequência -, pois arrisco em dizer que grande parte dos empresários não tem perfil empreendedor, muito embora possuam empresas. simplesmente pelo medo de tentar! 


A boa notícia é que empreendedorismo é uma habilidade treinável! Empresários ou funcionários podem desfrutar de vasta literatura, inúmeros cursos e workshops.


A má notícia é que não se aprende a nadar lendo livros! Você precisa pular na água! Então para empreender é necessário tentar, testar, errar e recomeçar.


Faça do empreendedorismo um hábito e não um troféu, pois não existe jogo ganho.


Vamos treinar!



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page